Não aprendemos a ser advogados na faculdade. Não aprendemos todas as funções que precisamos dentro de um escritório de advocacia.
Hoje ser advogado não é só saber peticionar. E fazer petições exige mais do que ser apenas um conhecedor das leis e regulamentos.
A advocacia hoje é dinâmina e exigente. Muitos se formam em direito. Muitos se tornam advogados, mas poucos podem ser considerados bons advogados.
O advogado precisa conhecer muito mais do que leis, precisa ter conhecimento de empreendedorismo, marketing, administração, gestão de pessoas, oratória e ainda e ter uma excelente redação.
O conhecimento jurídico é importante! Fundamental até. Só não exclui as demais necessidades.
Não aprendemos na faculdade a precificar nossos serviços. Não aprendemos marketing. Não aprendemos gerenciamento.
Depois de muito quebrar a cabeça, passei a estudar muito sobre os temas, e tornar minha advocacia e meu escritório em um ambiente capaz de realmente solucionar os problemas de meus clientes da melhor forma possível.
Assim, aqui coloco meu conhecimento teórico e prático para aqueles que estão se formando poderem ter um caminho menos tortuoso, aos novos profissionais ainda perdidos na área e aos antigos que estão buscando a resignicação e o sucesso na advocacia.